• Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2019 por Gustavo Carrer

BLOG

10 Dicas de empoderamento no varejo

Atualizado: 5 de Out de 2018

Empoderar o cliente? o que é isso?

Com o passar dos anos, os clientes se tornam cada vez mais exigentes. Para consumir, já não é primordial visitar lojas físicas, a internet resolve grande parte dos desejos de compra dos clientes. A exigência por uma melhor experiência de compra vem daí e os profissionais do varejo precisam repensar sua relação com os clientes.


Mas o empoderamento no varejo passa não só por valorizar o cliente como também a equipe. Reuni 10 dicas de empoderamento no varejo que podem ajudá-lo a entender como melhorar sua relação com clientes e equipe:

  1. Os clientes não precisam mais ir até as lojas para comprar, os varejistas precisam dar bons motivos para que eles queiram ir. Oferecer uma experiência de compra estimulante é o que traz os clientes às lojas e os faz retornar.

  2. O varejo sempre foi e continuará sendo uma atividade de hospitalidade. Os clientes retornarão sempre que se sentirem bem recebidos e acolhidos. Todo funcionário deveria organizar seu tempo para dedicar 1 hora por semana a ações de pura hospitalidade tais como cumprimentar os clientes na entrada da loja, empacotar compras, colocar as compras no carro, etc.

  3. A jornada de compra do consumidor se inicia na calçada ou no estacionamento. Dedique uma atenção especial a esses espaços, que muitas vezes não são tão bem cuidados quanto o interior da loja, mas que contribuem bastante na construção da imagem da sua empresa.

  4. Engajamento da equipe se conquista oferecendo um plano de carreira de longo prazo e meritocracia. Plano de carreira, remuneração e premiações com regras claras e transparentes garantem bons resultados.

  5. Só “vestimos a camisa” da empresa que trabalhamos, se tivermos orgulho dela. O orgulho vem do sentimento de pertencimento que por sua vez deriva da participação nas decisões da empresa. Convide sua equipe a opinar.

  6. Ensine pelo exemplo. As atividades de treinamento são fundamentais para garantir um bom atendimento e consequente experiência de compra, porém a melhor forma da equipe se comprometer é vendo o líder realizar as tarefas que estão sendo cobradas.

  7. Envolva sua equipe com as metas da loja através da competição saudável (gameficação). Crie desafios semanais ou diários, faça o acompanhamento e exponha os resultados internamente. Premie os resultados, mas valorize também o esforço e o comprometimento.

  8. Contrate devagar. Seja mais criterioso no processo de contratação e efetivação dos funcionários. Avalie em profundidade o perfil comportamental, se é adequado para a função que será exercida. É muito mais fácil ensinar uma tarefa do que mudar uma postura ou atitude.

  9. Peça a opinião dos clientes sobre tudo: produtos e marcas, ambiente da loja, serviços adicionais, até mesmo sobre o seu comércio eletrônico. Da mesma forma que os colaboradores, os clientes ficarão mais engajados se participarem das decisões da empresa.

  10. O varejo é feito de gente, não de coisas.

O empoderamento no varejo deve ser um objetivo constante do varejista. Fique atento aos seus clientes, treine sua equipe e transforme sua loja em uma experiência única.


6 visualizações
Inscreva-se agora e receba um check-list exclusivo para avaliar diariamente sua loja!